Direito em Curso Advogado, autor, sócio fundador da Cardoso & Advogados Associados e do Direito em Curso

Concurso MP PB Promotor 2018: Expectativa de edital com salários de até R$ 28.947,54!

2 min read

É esperado para 2018, o novo edital de concurso público do Ministério Públicodo Estado da Paraíba, função de Promotor de Justiça (Concurso MP PB Promotor 2018). Em sessão ordinária realizada no dia 26 de outubro, foi aprovado a indicação dos membros para compor a comissão organizadora do certame. A expectativa é que o edital ofereça 10 vagas.

A comissão do concurso do Ministério Público/PB será composta pelos membros titulares José Roseno Neto (Procurador e Presidente), Kátia Rejane Lira Medeiros Lucena (Procuradora), Guilherme Câmara (Promotor), Anne Emanuelle Malheiros (Promotora), além de um representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PB). Já como suplentes, compõe a comissão a secretária Cristiana Vasconcelos e os promotores Ana Guarabira de Lima Cabral, Alexandre Jorge do Amaral Nóbrega e Maria do Socorro Silva Lacerda.

Segundo informou o Procurador-geral de Justiça, Francisco Seráphico Ferraz da Nóbrega Filho, um novo pedido será encaminhado ao presidente da OAB-PB para indicação dos membros titular e suplente que vão representar a entidade na comissão.

O Concurso MP PB Promotor 2018

Para concorrer ao cargo de Promotor do MP-PB, o candidato deverá ter diploma, devidamente registrado, de conclusão de curso de graduação de nível superior em bacharelado em Direito, fornecido por instituição de ensino superior reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), acrescido de registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, no mínimo, três anos de prática jurídica. O salário inicial é de R$ 28.947,54.

Último Concurso MP PB

O último concurso público para Promotor aconteceu em 2011, quando contou com 20 vagas. Do quantitativo de vagas, 5% foram reservadas aos portadores de necessidades especiais.

O concurso foi composto por uma prova preambular, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de 05 (cinco) horas, compreendendo 100 (cem) quesitos objetivos, sendo 10 (dez) referentes a cada uma das matérias principais, 06 (seis) referentes a cada uma das matérias complementares, à exceção da Lei Orgânica do Ministério Público, da Lei de Organização Judiciária e Língua Portuguesa em relação às quais serão formulados, respectivamente, 04 (quatro), 02 dois) e 04 (quatro) quesitos.

Para a elaboração das questões de Língua Portuguesa da prova preambular, contará a Comissão do Concurso com o assessoramento de professor graduado, o qual estará sujeito aos mesmos impedimentos previstos para os membros da Comissão.

Além disso, o concurso contou com prova escrita, de caráter eliminatório e classificatório, compondo-se de duas etapas, aplicadas em dias distintos e sucessivos, com duração, cada uma, de 04 (quatro) horas, compreendendo, a primeira, a formulação de uma denúncia criminal ou de uma petição inicial de ação civil pública, baseadas em relatório de fatos específicos, e, a segunda, compreendendo a formulação de respostas fundamentadas a até 04 (quatro) quesitos sobre cada uma das matérias principais do concurso.

A terceira etapa teve avaliação oral, de caráter eliminatório e classificatório, consistindo na arguição pública do candidato, pela Comissão do Concurso, por tempo não superior a 10 (dez) minutos, para cada examinador, sobre ponto, sorteado na hora, de cada uma das matérias principais do programa.

A quarta etapa consistiu na prática de tribuna, de caráter meramente classificatório, a realizar-se em sessão pública, compreendendo sustentação oral, com duração de, no máximo, 15 (quinze) minutos, para cada candidato, sobre caso prático real ou simulado de julgamento em plenário do Tribunal do Júri.

Na quinta etapa, houve avaliação conclusiva em curso de formação, de caráter classificatório e eliminatório, de acordo com o regulamento aprovado pelo Colégio de Procuradores de Justiça (Resolução CPJ n° 013/2011, do egrégio Colégio de Procuradores de Justiça).

Direito em Curso Advogado, autor, sócio fundador da Cardoso & Advogados Associados e do Direito em Curso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *